Mercedes-Benz e smart no CES 2017

A presença da Mercedes-Benz e da smart na CES em Las Vegas foi dominada por uma nova estratégia da empresarial conhecida como CASE. A maior exposição de eletrónica de consumo do mundo que decorreu entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2017 revelou os produtos e conceitos relacionados com os quatro pilares estratégicos "Connected", "Autonomous", "Shared & Service" e "Electric Drive". O Concept EQ, o Mercedes-Benz Vision Van e o smart electric drive estiveram em destaque na CES. A empresa também demonstrou soluções inovadoras para ligar os veículos a sistemas inteligentes de gestão residencial, novas funções no campo da inteligência artificial, serviços para melhorar o bem-estar e muito mais. Nas suas "Sessões de Debate de Ideias", a Mercedes-Benz ofereceu aos visitantes uma oportunidade para participarem no diálogo com especialistas sobre todos os aspetos da estratégia CASE. Guy Kawasaki, um evangelista proeminente de tecnologia e embaixador da marca Mercedes-Benz presidiu a estes debates no stand da exposição.

A Mercedes-Benz continua a moldar o futuro da mobilidade como demonstrou na CES 2017 em Las Vegas com o auxílio de apenas quatro letras: CASE. Esta sigla representa as palavras "Connected", "Autonomous", "Shared & Service" e "Electric Drive", que incorporam a nova estratégia empresarial da Mercedes-Benz. Ao mesmo tempo, a sigla CASE também descreve as quatro tendências que irão alterar fundamentalmente o conceito de mobilidade nos próximos anos. Atualmente, a Mercedes-Benz e a smart já estão a desempenhar um papel importante nestas áreas.


CASE – ligação em rede, condução autónoma, utilização flexível, mobilidade elétrica
No campo da ligação em rede (Connected), são focados os serviços personalizados que oferecem aos clientes mais conforto e segurança através da redução do esforço aplicado durante as atividades rotineiras cansativas, como por exemplo, durante a procura de um lugar de estacionamento. No campo da condução autónoma (Autonomous), a Mercedes-Benz já oferece uma gama abrangente de funções de condução autónoma parcial e tem estado na vanguarda dos desenvolvimentos neste campo há vários anos. A empresa também é uma das pioneiras no que diz respeito a modelos flexíveis para a utilização do veículo (Shared & Service), tendo lançado o serviço de partilha de veículos car2go car com a smart em 2008. A Mercedes-Benz segue uma abordagem global para a eletrificação da cadeia cinemática (Electric Drive). Como parte integrante da nova estratégia empresarial designada de CASE, a nova marca EQ irá receber uma vasta gama de funções e características relacionadas com a mobilidade elétrica, desde tecnologia e serviços de carregamento à reciclagem sustentável.

Concept EQ – uma nova experiência de utilizador
O Concept EQ fornece uma antevisão de uma nova geração de veículos com sistemas de propulsão elétricos alimentados por bateria. O veículo com o perfil de um SUV desportivo é o primeiro exemplar da nova marca de produtos da Mercedes-Benz para a mobilidade elétrica, a EQ, sob a qual será lançado o primeiro modelo de produção em série no segmento SUV antes do final da década. O Concept EQ oferece uma ideia da futura experiência de utilização num automóvel. O design exterior apresenta uma estética elétrica totalmente nova que também é visível no interior: o novo interface do utilizador combina emotividade com a facilidade de utilização, com um foco na operação simples através de superfícies táteis. O design assimétrico do painel de instrumentos, com o seu ecrã panorâmico de grandes dimensões, foi concebido à medida das necessidades do condutor e indica toda a informação relevante no campo de visão do condutor, como por exemplo, a velocidade do veículo, a autonomia, o conta-quilómetros parcial ou os dados da navegação e do mapa.

O sistema de navegação a bordo do Concept EQ é baseado na plataforma de mapas HERE e oferece uma vista 3D única. Para esta finalidade, o sistema utiliza a tecnologia GPU da NVIDIA. O condutor poderá pesquisar locais de interesse tais como restaurantes, centros comerciais ou atrações turísticas. Estes são destacados numa apresentação tridimensional, enquanto os restantes edifícios permanecem em segundo plano. O design dos mapas HERE reduzem o nível de complexidade visual, o que permite ao condutor reconhecer mais rapidamente a informação de elevada importância e processar de forma mais eficiente esta informação.

 


Sem emissões locais de gases e eficiente até ao último quilómetro: o Vision Van
O Mercedes-Benz Vision Van é um estudo de um furgão revolucionário para operações de distribuição urbanas. Foi desenvolvido como parte da iniciativa estratégica adVANce para os futuros furgões Mercedes-Benz. O Vision Van liga em rede informação e tecnologia de forma inédita. Com um compartimento de bagagens totalmente automatizado, com drones de distribuição integrados e comunicação exclusiva entre o veículo e a sua zona circundante, incorpora um conceito abrangente para uma cadeia de processo de ligação em rede totalmente digitalizada desde o armazém de distribuição de bens ao destinatário final. A cadeia cinemática elétrica do Vision Van assegura a distribuição virtualmente silenciosa e sem emissões locais de gases.

Da aprendizagem da máquina em estrada ao veículo cognitivo
Ao desenvolver o futuro da mobilidade, a Mercedes-Benz persegue um objetivo visionário: o desenvolvimento dos veículos cognitivos. Estes veículos possuem conhecimento suficiente sobre a zona onde se encontram por forma a não só reagirem a certas situações mas também a atuarem de forma autónoma. Associados aos correspondentes serviços, os veículos tornam-se a base para um sistema de mobilidade sustentável e inteligente do futuro. Analisam autonomamente a situação atual do trânsito em todos os modos de transporte e criam um plano individual de mobilidade adequado à rotina diária do cliente e à sua disposição anímica. São utilizados como o centro de controlo das vidas móveis das pessoas e tomam a forma de uma sala de estar digital. Os veículos cognitivos têm capacidade para reconhecer e satisfazer sempre que possível os desejos dos seus ocupantes. Fornecem acesso a uma inteligência artificial personalizada que reduz o esforço aplicado pelas pessoas, entretém as mesmas e oferece-lhes apoio intelectual.

Atualmente a Mercedes-Benz está a desenvolver vários produtos e conceitos que apontam nesta direção. A inteligência artificial e a aprendizagem de máquina, por exemplo, estão a ser aplicadas para tornar os futuros sistemas de informação e entretenimento nestes veículos ainda mais inteligentes. Por exemplo, o sistema recolhe e analisa a informação sobre o comportamento e os hábitos do condutor. Com base nesta informação, o sistema reconhece o condutor assim que o mesmo entra no veículo e fornece-lhe sugestões personalizadas com o objetivo de tornar as suas rotinas diárias mais agradáveis e melhorar a sua experiência de condução. Por exemplo, poderá sugerir o próximo destino, música adequada ou o contacto mais apropriado para uma chamada telefónica.


A Mercedes-Benz liga o veículo à residência
A Mercedes-Benz também oferece soluções inovadoras no campo da ligação contínua em rede entre o veículo e a residência. Além de permitir uma ligação entre o veículo e alguns dispositivos do cliente, a app Mercedes-Benz Companion (disponível apenas nos EUA) também fornece a plataforma para operar dispositivos ligados na residência do cliente. A app integra sistemas ecológicos nos veículos Mercedes-Benz para a gestão residencial inteligente, tais como termóstatos Nest e Samsung SmartThings. Por exemplo, isto significa que os condutores poderão controlar a temperatura das suas residências a partir de qualquer lugar e desta forma economizar energia, reduzir as suas despesas e diminuir o impacto ambiental.

A partir do início de 2017, os clientes da Mercedes-Benz em certos mercados poderão comunicar com os seus veículos através das aplicações Google Home e Amazon Alexa: esta solução permite aos clientes verificar o nível do depósito de combustível do veículo ou o estado de carregamento de um veículo elétrico, verificar se os seus veículos estão trancados ou até enviar destinos de navegação diretamente para o veículo a partir do conforto das suas residências.

Mercedes-Benz "Fit & Healthy": um veículo que promove o bem-estar
No que diz respeito aos serviços inteligentes adicionais, a empresa também apresenta a sua visão da forma como a crescente sensibilização da sociedade para as questões de saúde pode ser inteligentemente integrada nas soluções para a mobilidade do futuro. O concept "Fit & Healthy" fornece uma vista geral sobre como um veículo poderá promover ativamente o bem-estar dos seus ocupantes.

"Relaxamento" e "Revitalização" são dois dos campos de experiência que podem ser desfrutados pelo utilizador deste veículo de estudo baseado num Classe S. Estes proporcionam o relaxamento ou a estimulação física e mental com o auxílio de vários sistemas de conforto, como o atomizador de perfume, o sistema de massagens, a iluminação ambiente, a ionização do ar ou o controlo da climatização. Os campos de experiência são ambos cognitivos e sensoriais em várias dimensões de perceção. Por exemplo, com o sistema 4D Sound, o som é convertido em movimento mecânico por transdutores acústicos, também conhecidos como excitadores, e de seguida é transformado numa experiência física de som.

O "Movimento", a terceira função do "Fit & Healthy" no veículo, foca no movimento. Num vídeo, o reconhecido médico especialista Norte Americano David Agus explica as funções do banco que podem ser experimentadas no veículo concept, tais como o Banco Ativo e a função massagem profunda, e incentiva os condutores a realizar exercício físico durante as pausas de condução.

A tecnologia subjacente à "Predictive Emergency Defence" (PED) da Mercedes-Benz demonstra que as funções do Fit & Healthy também poderão ajudar a prevenir acidentes no futuro. O objetivo consiste em permitir a deteção atempada da iminente perda de consciência dos condutores profissionais para evitar acidentes. Numa situação de emergência, o assistente preditivo de emergência foi criado para ativar automaticamente o sistema de luzes de emergência e em última instância, travar e parar de forma controlada o autocarro ou o camião e solicitar assistência médica. Para este projeto, os engenheiros de pesquisa na Mercedes-Benz desenvolveram um "colete sensor" com sensores ECG (eletrocardiografia).

Pesquisa – e localização – de um lugar de estacionamento através da nuvem
A Mercedes-Benz também pretende simplificar a localização de um lugar de estacionamento com o auxílio de tecnologia inteligente. Com o "estacionamento comunitário", a empresa está a testar um serviço juntamente com a Bosch. Com o auxílio dos seus sensores de bordo, este serviço envolve a geração de dados pelos veículos Mercedes-Benz sobre os lugares de estacionamento disponíveis junto à rodovia e a transmissão desta informação para a nuvem através de um interface de comunicação. Os condutores de outros veículos que estejam à procura de um lugar de estacionamento na zona em questão recebem esta informação e podem dirigir-se diretamente para o lugar de estacionamento mais próximo. O serviço encontra-se ainda em fase de testes e será disponibilizado no futuro através do Mercedes me connect.

Mais serviços para melhorar a vida quotidiana: os serviços "ready to" da smart
Os clientes também já beneficiam de serviços inovadores para simplificar as suas vidas quotidianas nos veículos da marca smart. No último ano, a smart lançou um serviço para simplificar as compras online, sob a designação "smart ready to drop". Este serviço da smart, em parceria com o serviço de entrega da DHL, permite entregar encomendas no compartimento de bagagens do veículo do cliente. A gama de serviço será agora alargada para incluir o "smart ready to share". Este serviço permite aos clientes da smart partilhar os seus veículos com amigos, colegas ou parentes quando os próprios clientes não estão a utilizar o veículo. A base tecnológica é fornecida pela app "ready to" juntamente com a Connectivity Box atrás do para-brisas, que funcionam em conjunto para permitir o acesso sem-chave ao veículo. O serviço "smart ready to share" foi apresentado na CES e será lançado inicialmente como um aperfeiçoamento do "smart ready to drop", nas cidades Alemãs na primavera de 2017.

A smart também irá comprovar o seu papel de pioneira no campo da mobilidade elétrica: a smart é o único fabricante de automóveis a oferecer toda a sua gama de modelos nas versões de motor de combustão ou de motorização elétrica com recurso a bateria como fonte de armazenamento de energia. Após a sua apresentação mundial no Paris Motor Show em 2016, os modelos elétricos smart estarão mais uma vez em exposição antes do seu lançamento de mercado na primavera. Com 160 Nm de binário, os veículos elétricos com 60 kW de potência são extremamente ágeis. Um carregamento completo da bateria permite percorrer cerca de 160 km de acordo com a norma NEDC, que geralmente é suficiente para as necessidades de condução em cidade. Em função da versão nacional e da potência disponível da rede elétrica, com o potente carregador de bordo, o smart electric drive pode ser carregado em metade do tempo comparativamente ao tempo que anteriormente era necessário. Com o novo carregador rápido opcional, é possível carregar desde um nível de 0 até aos 80 por cento em menos de 45 minutos (mais uma vez em função da versão nacional e da potência disponível da rede elétrica).